Os programas de afiliação oferecem oportunidades de ganho e podem aumentar o faturamento de empresas nos negócios digitais

Evangelizar tem sido a palavra de ordem das empresas digitais para incentivar novos setores a apostarem em programas de parcerias. Passada a fase embrionária do marketing de afiliação no País, agora os empreendedores têm o desafio de tornar o conceito mais conhecido em outros nichos da economia, que podem aplicar o método de vendas online para lucrar mais em seus negócios pela internet.

O Super Afiliados, marca da empresa Anglo-Brasileira Influx Media, por exemplo, é um clube de vantagens que foi criado para atender o segmento de jogos e apostas, ainda pouco explorado no Brasil. O clube oferece aos membros benefícios como boas comissões, suporte avançado, treinamento e acesso a recursos tecnológicos.

O diretor da Super Afiliados, Alessandro Valente, acredita que o setor está no caminho certo e que o momento é de educar, apoiando iniciativas inovadoras como a realização do Congresso Afiliados Brasil, evento pioneiro do setor que acontece de 28 a 30 de maio, em São Paulo. Para ele, o mercado de afiliação deveria receber apoio do setor público além do privado porque “a iniciativa poderia contribuir para fortalecer a economia e favorecer uma nova categoria de empreendedores”.

Valente explica que não será necessário mais do que dez anos para a evolução plena do mercado com todos os setores bem definidos. “Acredito que nos próximos cinco anos já poderemos ver resultados muito positivos se o trabalho de educação continuar sendo feito fortemente e pudermos espalhar para outras capitais do Brasil”.

A country manager da OMG, rede internacional de marketing de desempenho, Flávia Moinhos, compartilha da opinião de Valente. Para ela é preciso difundir o mercado para entregar resultados mais assertivos com a formação de potenciais afiliados. “Um evento como o Afiliados Brasil ajuda nessa disseminação do conhecimento. É uma oportunidade de estar mais próximo dos nossos publishers/afiliados e também de recrutar novos, além de poder apresentar nosso trabalho e aumentar a participação no mercado”.

Para o diretor do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação - IBMAfiliados, entidade promotora do Afiliados Brasil, Rafael Rez, a tendência é de crescimento para o marketing de afiliação em praticamente todos os setores. “Hoje temos uma forte atuação dos programas de parceiros em blogs e sites, mas ainda existem muitos nichos a serem explorados como é o caso dos mobiles, por meio dos aplicativos e redes sociais, do e-commerce, dos buscadores de ofertas e também dos cupons de descontos”, finaliza Rez.

Oportunidades de mercado - O Afiliados Brasil atua como um catalisador do setor a fim de estimular e disseminar o conceito de afiliação ao atualizar metodologias e promover o networking. Cerca de mil profissionais da área poderão acompanhar 40 palestras, ministradas por grandes especialistas em marketing digital com foco em programas de afiliados. Os participantes também podem se inscrever em workshops técnicos e aproveitar um espaço de exposição para networking, o ExpoAfiliados, onde empresas do setor apresentarão produtos e serviços relacionados ao marketing de afiliação. A grade de programação completa e as informações e valores das inscrições podem ser conferidos no site www.afiliadosbrasil.com.br.