Esse post ficou mais longo do que o planejado. Pensei até em fazer um e-book [em homenagem a galera do Buteco do AdSense] e ficar rico, mas depois desisti. Porém eu o[a] convido a ler o post inteiro, sem pular partes para que possa ter um entendimento adequado da mensagem que quero passar e, talvez, isso lhe ajude a tomar melhores decisões, especialmente aquelas relacionadas a investir em conhecimento e capacitação.

Vamos começar definindo [parcialmente] o que é mindset, termo que está na moda e você ouvirá muito em palestras, rodas de conversa e até mesmo quando estiver em sessões de "horas bar".
Gosto, em primeiro lugar, de olhar o que os dicionários dizem e segundo o Cambridge Dictionary, mindset quer dizer "a person's way of thinking and their opinions" ou em uma tradução livre "a maneira de uma pessoa pensar e suas opiniões" ou ainda se olharmos a palavra separadamente [que muitas vezes é inadequado em traduções do inglês] termos mind = mente e set = configuração, podemos dizer que é a configuração da mente, ou ainda como sua mente está "programada" para interpretar as coisas a sua volta, que lhe afetam e como essa "programação" afeta sua vida e a própria mente.

O livro Mindset: The New Psychology of Success da dra. Carol Dweck é muito bom e se você quer se aprofundar no assunto, leitura obrigatória. Mas para efeitos desse post é suficiente que mesmo mindset tendo vários significados [de acordo com as circunstancias] o importante é você saber que é basicamente como você encara o mundo baseado em seus paradigmas pessoais, é como você interpreta as coisas que acontecem ou poderiam acontecer com você. Uma palavra define mindset: atitudes!

mindset

Agora vamos deixar o mindset de lado [por enquanto] um pouco e vamos analisar outra palavra, "caro". O que significa a palavra caro? Mais uma vez vamos ao dicionário que nos mostra que caro é um adjetivo que tem três significados básicos:

1) Que custa alto preço 2) Que custa sacrifícios ou grandes despesas 3) Cujo preço excede o seu valor real

E existem vários tipos de pessoas que interpretam de forma diferente o que é caro ou barato, mas basicamente as três principais são:

As que não tem dinheiro - são aquelas que estão desempregadas ou que ganham pouco ou ainda aquelas que já estão com a renda totalmente comprometida. Então se você não tem dinheiro, tudo é caro pois se encaixará na definição "que custa alto preço" já que quando não temos um Real, algo que custa esse valor está fora das nossas condições de pagar. Foi pensando nessas pessoas que criamos um ingresso de R$ 97,00

As que estão no ramo do agronegócio de criação de escorpiões venenosos [geralmente a espécie tityus serrulatus, uma das mais venenosos do mundo] - são aquelas que usam cada espaço disponível como criatório dos lindos bichinhos, especialmente os bolsos. Essas pessoas, como a [imensa] maioria tem um grande amor a vida, e evitam por qualquer motivo colocar a mão nos bolsos já que correrem o risco de serem picadas pelo tityus!

Esse escorpião, também conhecido vulgarmente como escorpião amarelo, tem seu nome cientifico graças ao brilhante cientista Virgulino Serrulatus, PhD em escorpiões na universidade de Lagoa Molhada [sei que se fosse uma universidade americana passaria mais credibilidade]. O Dr. Serrulatus tem um estudo mundialmente reconhecido que mostra uma característica interessante do pequeno tityus e que esse quando está com o bucho cheio de gases, os expele.

O que o Dr. Serrulatus mostrou em seu brilhante estudo é que devido ao fato do tityus ser muito pequeno, essa expelida de gases é inaudível ao ouvido humano e não tem cheiro [fedor], porém, e isso é muito importante, esse gás do tityus impregna na pele das pessoas [os criadores de tityus], e essas se tornam muito mesquinhas, ao ponto de cumprimentar os outros com a mão fechada, não gostam de compartilhar nada com ninguém [especialmente conhecimento], querem tudo de graça e detestam ver o sucesso dos outros, e claro fazer comentário em redes sociais que tudo está caro.

O Dr. Serrulatus também mostrou em sua pesquisa que em um estado avançado essas pessoas tem a glândula cerebral responsável pelo mindset totalmente destruída! Conclusão, mesmo o veneno do pequeno amarelo sendo mortal, seu gás causa muito mais mal.Além disso estão sob a "maldição de Ruskin [John Ruskin] que disse "dificilmente existirá alguma coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram somente o preço, são suas merecidas vítimas" Para essas pessoas tudo "custa sacrifícios ou grandes despesas"Essas pessoas não são muito bem-vindas em rodas de conversa. Mas se você é uma dessas, lute contra o tityus e vá ao Afiliados Brasil, serão todos muito bem-vindos [mas não leve nenhum tityus consigo].

As que estão com o mindset errado - finalmente o terceiro tipo de pessoa são aquelas que não sabem definir o que é caro ou barato, já que nosso cérebro só conhece analogia, e é na hora de avaliamos algo e fazermos uma analogia que entra nosso mindset.Você já parou para pensar no que realmente está adquirindo quando compra um ingresso para um evento como o Afiliados Brasil? Será que é conhecimento? Novas técnicas? Chance de networking? Não! O que realmente você está comprando é tempo! Isso mesmo, com mais conhecimento você ganha tempo [ou deixa de perder], com novas técnicas ganha tempo e com uma rede de contatos adequada [resultado de um networking bem feito] ganha tempo!

Eu gosto de dizer que no Brasil nós temos alguns conceitos [paradigmas ou mindset] que nos impedem de evoluir tanto pessoal como profissionalmente, por exemplo: "quem espera sempre alcança" ora a única coisa que você alcança se apenas ficar esperando é a única certeza na vida, ou seja, a morte, isto é todo o resto você tem que batalhar para conseguir e ser o mais eficiente possível nessa batalha. Outro, "rir melhor quem rir por ultimo", ser o ultimo em qualquer coisa e nesse caso em especial significa que você é um retardado, entre outras pérolas! Porém o pior de todos é "eu não tenho tempo" O tempo é algo distribuído de forma absolutamente igual para todos, independente de cor, religião, poder aquisitivo, se é muito rico ou muito pobre, etc, ou seja, você tem 24h por dia e não poderá nunca ir em uma loja e comprar tempo ou pedir emprestado um pouco de tempo. Não existe loja de tempo [exceto no filme O Preço do Amanhã]!

E para complicar ainda mais estamos vivendo a era do excesso de informação, ou excesso de disponibilidade de informação. Está tudo na rede, tudo na web, basta buscar, basta googlar e está tudo a sua frente, até o que é mais relevante aparece na primeira página do Google [tirando os resultados pagos, obvio]. Porém mesmo essa avalanche de informação gratuita sempre cobra algo das pessoas, ou seja, o tempo de quem as consome. Então o acesso a informação é aparentemente gratuito [há o custo de internet, computador, etc], porém o custo para obter o conhecimento com essa informação gratuita é muito alto, mais alto [quase sempre] do que comprar esse conhecimento, pois irá cobrar como preço, seu tempo!

Agora se você tem apenas 24h por dia, tem que dormir, amar, se divertir, etc, não lhe sobra muito tempo. Então certamente logo em seguida a saúde e a família, o tempo é a coisa mais preciosa na sua vida [sem querer entrar em dogmas religiosos]. Sabendo disso você deve mudar seu mindset fazendo algumas perguntas: o valor que vou investir nesse curso, livro ou no caso no Afiliados Brasil vai fazer com que eu aprenda algo em menos tempo? a rede de contatos que vou formar com o networking no Afiliados Brasil vai me ajudar de alguma forma para eu economizar tempo? Lembrando que sabendo no que os outros erraram e evitando esses erros, é o melhor negócio do mundo!

A melhor maneira de responder a essas perguntas é primeiro determinar quanto vale sua hora, quanto você cobraria por exemplo por uma consultoria. Depois compare quantas horas você vai usar, para adquirir um determinado conhecimento e quanto tempo ganhará por adquirir de forma relativamente rápida em um evento, por exemplo o Afiliados Brasil em comparação se fosse buscar esse mesmo conhecimento que está sim disponível na Internet, mas que você pagará com seu tempo.

As suas respostas irão determinar se "o preço excede o seu valor real", ou seja, a terceira definição de caro é a que se encaixa após mudar o seu mindset de como determinar se algo é caro ou barato! Se o valor que irá pagar for maior do que o valor que as horas que vai gastar, então está caro. Porém isso é muito raro de acontecer, geralmente a economia de tempo compensa, até mesmo eventos ou cursos mais caros!

Assistir palestras de alguns dos melhores profissionais do mercado de afiliados, poder conversar pessoalmente com eles e outras pessoas da plateia vendo onde acertaram e principalmente onde erraram e trocar ideias com alguns expositores, vai fazer com que você ganhe centenas de horas. Compare essa "economia de tempo" com o valor da sua hora e conclua se um evento por um preço médio menor do que R$ 500,00 é caro!

O mindset de uma pessoa determina seu comportamento, que determina a criação de seus hábitos, que determinam como tomará as melhores decisões. Portanto seu mindset determinará seu futuro!

Quem mata o tempo não é assassino, é suicida. (Millôr Fernandes)

Acompanhe as novidades do Afiliados Brasil pelo nosso grupo no Facebook!