No grupo do Afiliados Brasil no Facebook, algumas pessoas dão ótimas dicas, muito obrigado a todos. E uma dessas foi dada pelo Mitchel Monteiro onde no contexto de um tópico ele disse: "Ótimo Flávio Raimundo, acho interessante complementar os posts do Afiliados Brasil com esta dica. Já passei raiva em SP pegando táxi em aeroportos, tem uns motoristas "espertinhos" pra não dizer outra coisa que se negam a fazer a corrida pelo taxímetro e te cobram um valor fechado. Usar este serviço pré-taxado é uma garantia de não ser passado pra trás e nem ser surpreendido com um engarrafamento."

Minha experiência em Sampa com taxistas até que, pelo lado da honestidade, é boa. Talvez pelo fato de conhecer [razoavelmente] a cidade e mostrar logo que entro no táxi que conheço perguntando por qual via pretende seguir, se vai tomar a via x ou y, nunca tive problemas com motorista tentando "alongar a viagem". Porém já tive problemas com o trânsito que em Sampa é totalmente imprevisível e isso pode influenciar o valor de uma corrida fazendo com que chegue a mais de 50% caso esteja congestionado [e geralmente está]

Como prometi no tópico que o Mitchel deu a sugestão, fui até o aeroporto de Congonhas para ver como funciona direito esse serviço e passar uma informação mais completa. Eu já havia usado esse serviço outras vezes, mas sempre no automático e nunca me atentei para os detalhes e nem fiquei com muita pergunta, apenas usei.

Para quem nunca desembarcou em Congonhas, fiz exatamente o trajeto que você deve fazer. Na imagem abaixo estou de costas para a porta de saída logo que você pega as bagagens. Quando você sai desse recinto, a imagem que vê é essa e logo a frente tem uma rampa que dá acesso ao andar de baixo, essa rampa fica a uns 50 m da saída.O desembarque em Congonhas é no térreo, porém os táxis e outros serviços ficam no piso -1.

Saída do desembarque

Um alerta muito importante é que logo ao sair tem algumas pessoas oferecendo serviços de táxi, motorista e outras coisas. Alguns são clandestinos ou não tem autorização para estar ali, todo cuidado é pouco e nosso conselho é não usar esses serviços. Tem também, mas esqueci de fotografar, uma espécie de máquina com rodinhas simulando um robô do Bradesco, é a coisa mais chata que já vi, é irritante e fiquei com vontade enorme de dar uma voadora naquilo.

Agora nessa próxima imagem você já está a poucos passos de iniciar a descida pela rampa e verá logo acima uma indicação de ponto de táxi.

Início da Rampa

Em seguida a medida que vai descendo a rampa [que é um pouco longa e com dois lances] já verá a sua esquerda alguns guichês de ônibus e táxis.

Descendo pela rampa

Quando terminar de descer a rampa, vire a sua esquerda e verá o guichê de táxi comum ponto 606. Dirija-se a esse guichê e diga para onde pretende ir.

Guichê de compra

O atendente irá digitar o endereço no terminal dele e o sistema já calcula e imprime o boleto abaixo e lhe entrega duas vias, uma é sua e outra deve ser entregue ao motorista.

Comprovante  taxi aeroporto

Nesse momento não precisa pagar nada, esse pagamento será feito em dinheiro diretamente ao motorista no final da viagem, porém é muito importante que ao entrar no táxi você já entregar a via que pertence a ele, pois só assim o taxímetro não será ligado e o pagamento será o valor previamente combinado independente de qualquer condição de transito.

Note que no boleto tem algumas informações bem úteis, por exemplo o endereço oficial do Centro de Convenções Rebouças é Av. Rebouças, 600 mas na hora de informar para onde vai, diga o endereço Rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, n° 23, pois o Centro de Convenções está nessa rua esquina com a Av. Rebouças com a dr Enéas. Uma opção é entrar pela Av. Rebouças 600.

Outras informações importantes também devem ser notadas no boleto, o pagamento é em dinheiro, então se quiser arriscar pagar com cartão e ver a cara feia do motorista, é consigo. E está bem claro que o percurso é por conta do motorista, ou seja, ele escolhe as vias que deseja pegar mas o valor será sempre o mesmo.

Na ida fui "papeando" com o motorista e perguntei se teria diferença de preço caso fosse com o taxímetro ligado. Ele disse que se o transito estiver muito bom, dá um valor um pouco mais baixo. Se tiver ruim pode passar de R$ 50,00. Então nesse caso vai da preferência de cada um. Eu gosto muito dessa opção pois não preciso ficar olhando para ver se o motorista pega algum "atalho" estranho.

Agora uma dica matadora, se você estiver em qualquer outro lugar que não seja Congonhas, e precisar de um "táxi na sua mão", use a 99taxis do meu amigo "loirinho" Ariel Lambrecht. Sem dúvidas a melhor solução.

Leitura complementar muito importante:
Algumas dicas sobre a compra de passagem aérea Como escolher o aeroporto ideal para chegar ao Afiliados Brasil SP 2014

Acompanhe as novidades do Afiliados Brasil pelo nosso grupo no Facebook.