Rafael Albertoni, copywriter profissional e fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCOPY), ensina os caminhos para criar uma Carta de Vendas com o auxílio do Copywriting

Você já acessou um site/blog, alguma mídia social, e, ao ser impactado por um determinado texto, decidiu imediatamente finalizar uma compra? Pois é. É bem possível que você tenha sido seduzido por uma Copywriting matadora. Ficou interessado em saber como aplicar este conceito em uma Carta de Vendas? É isso o que vou mostrar pra você neste artigo.

Mas, afinal, o que é Copywriting?

Criar uma comunicação que faça as pessoas agirem. Ponto. Esta é a definição bem sintética que Rafael Albertoni, copywriter profissional e fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCOPY), utiliza para esclarecer quando o perguntam sobre o que, afinal, é Copywriting. Se você quer outra definição, Copywriting é a arte e a ciência de persuadir e influenciar pessoas a fazer o que você deseja por meio das palavras e da comunicação.

*Arte - Por envolver um texto que tenha coerência e que faça as pessoas se inspirarem e se emocionarem.
*Ciência - Por envolver argumentos de materiais/objetos que já funcionaram para convencer as pessoas a comprarem.

Apesar de ainda ser recente no Marketing Digital brasileiro, a história do Copywriting é antiga, como mostra Rafael.

Como surgiu o Copywriting



Os 5 passos essenciais de uma Copywriting

O Copywriting tem 5 passos essenciais que fazem a comunicação funcionar e se transformar em venda:

1.Atenção
Você não consegue convencer alguém sobre algo se não tiver a atenção dela. Há diversas formas de conseguir isso, como alimentar polêmicas ou criar títulos fantásticos. Este é o primeiro passo.

2.Conexão
Depois de chamar a atenção, conte uma história, envolva quem está lendo a Copy.

3.Problema
Agora mostre que você pode resolver o problema apresentado anteriormente na Copy.

4.Solução
Em seguida, apresente a sua solução de como resolver o problema.

5.Oferta
E, por fim, após chamar a atenção, criar a conexão, apresentar um problema e sua solução, ofereça a oferta.

Você pega um argumento comprovado e coloca em ordem para fazer com que as pessoas se sintam inspiradas em comprar. Este é o objetivo do Copywriting


Com a experiência de ter criado comunicação de vendas em mais de 40 nichos e produtos diferentes, gerando um faturamento somado de mais de 19 milhões de reais apenas com produtos digitais, Rafael Albertoni esteve na última edição do Afiliados Brasil para apresentar a fórmula de uma Carta de Vendas de sucesso utilizando os conceitos do Copywriting.

Os 7 passos para criar uma Carta de Vendas Milionária

Agora que você já sabe o que é http://copywrite.com.br/afinal-como-ser-copywriter-profissional/ e os efeitos que provoca na efetividade de um processo de venda de produtos, Rafael vai apresentar 7 passos essenciais para criar uma Carta de vendas milionária. Este é o caminho para você converter leads de forma eficiente usando os conceitos de Copywriting. Vamos lá:

1.Carta Oferta

A Carta Oferta deve conter:

*Título ou Headline e Big Idea
!Defina o seu público de forma bem clara.

Quando reconhecemos uma Big Idea?!?
*Quase engasgo quando leio ?
*Queria ter criado?
*É única?
*Se encaixa na estratégia?
*Pode ser usada nos próximos 30 anos?

*O Vilão
!Podem ser os bancos, o governo, os gurus, o sistema educacional, as crenças limitantes etc.

*Os problemas
!Determine os 3 principais problemas que você vai ajudar o leitor a resolver

*As soluções
!Qual as soluções que irá mostrar para os 3 principais problemas apresentados

*benefícios e resultados
!Quais benefícios e resultados virão ao resolver o problema?

*Qualidades do Agente
!Invista no conceito de autoridade
!Explique porque o agente é alguém único, confiável, tem autoridade, tem um histórico positivo, é respeitado, tem empatia ou inspira confiança

*P.U.V (Posicionamento Único de Vendas)
!O que faz desse produto ou serviço algo único e melhor do que qualquer outra solução que o receptor já tenha visto?

*Analogias
!Pense sobre as analogias que você poderia usar na sua promoção.
!Que tipo de analogias poderiam criar conexão com o receptor e ajudá-los a entender a grande idéia da sua Copy.

*Ofertas
!Descreva a oferta, garantia e tudo que a pessoa irá receber
!Fale sobre os bônus, o preço, desconto, preço âncora, a garantia e todos os elementos que forem pertinentes a sua oferta.

2.Revisão
!Importante. Peça para outras pessoas revisarem a carta, nunca você.

3.Lide

4.Revisão de Pares
!Faça uma reunião ao vivo com um grupo de 3 a 6 Pessoas. Peça para todos lerem e apresentarem os comentários. Você, fique só escutando.

5.Copy Completa
!Finalize a Copy

6.Revisão C.U.B
!Eliminar tudo o que Confusing (Confuso), Unbelievable (Crível) e Boring (Chato) na Carta.

7.Finalização

Agora a curiosidade é minha. Conseguiu aí aplicar em formatar uma Carta de Vendas pronta gerar leads e converter em negócios? Conte pra gente!