Você já parou para pensar nisso?! Anderson Hernandes, já! E, por conta disso, lançou o livro “Empresas Digitais - Gestão Prática de Um Negócio Digital”, durante a última edição do Afiliados Brasil

O lançamento do livro “Empresas Digitais - Gestão Prática de Um Negócio Digital”, durante a última edição do Afiliados Brasil, ampliou o debate a respeito da necessidade dos empreendedores digitais do segmento de Afiliados buscarem informações sobre como gerenciar a parte financeira e adaptar o negócio à legislação.

O que é fundamental e você precisa saber!
*Faça uma análise correta dos custos fixos
*Acorde! Você tem os mesmos desafios das empresas tradicionais
*Existem técnicas de gestão que vão além da venda
*Qual o investimento necessário para o seu negócio

O autor da obra, Anderson Hernandes, diretor da Tactus Contabilidade Online, viu neste nicho uma oportunidade justamente por conta disso. “Quando comecei a atender o mercado digital como produtor, notei que existiam empresas digitais com dificuldade sobre a legalização da abertura do seu negócio. Eles tinham dúvidas e comecei a responder algumas perguntas, ajudar em grupos do Facebook, criei uma visibilidade desse meu trabalho”.

“Quando comecei a atender o mercado digital como produtor, notei que existiam empresas digitais com dificuldade sobre a legalização da abertura do seu negócio”

1.É preciso fazer uma análise correta dos custos fixos
Falta para os empreendedores digitais uma análise correta dos custos fixos, aponta Hernandes.

“Muitas vezes, o empreendedor tem uma visão muito micro em relação aos aspectos financeiros. Ele olha muito mais para dentro das suas campanhas, mas não consegue enxergar que a empresa é muito mais que isso. A empresa tem outros fatores que devem ser considerados e vão envolver resultados”.

Não é incomum, por exemplo, alguém que fez um processo de lançamento que teve um faturamento alto, mas a lucratividade foi baixa por conta dessa visão muito micro em relação ao negócio.

Como organizar o departamento comercial de uma empresa?!?

2.Os negócios digitais enfrentam os mesmos problemas das empresas tradicionais
No aspecto administrativo, outros fatores que hoje ficam muito evidentes, como a parte burocrática de legalização dos funcionários. Indo mais além, problemas com documental das vendas, como proceder com o dinheiro de forma correta, como separar o dinheiro da empresa da pessoa física, do sócio.

“Se olharmos os problemas que temos no mercado digital, são os mesmos problemas que o empresariado tem de uma forma geral. Só que com as personalidades do mercado digital acaba comprometendo um pouco mais essas informações, pois o mercado ter um perfil muito específico. As pessoas, normalmente, são muito ligadas à tecnologia e buscam respostas rápidas e práticas”

3.Existem técnicas de gestão que vão além da venda em si
É importante que, logo de início, a pessoa tenha uma visão empresarial mais ampla do negócio dela. Enxergar que existem técnicas de gestão que vão além da venda em si. Existe uma visão desse mercado que é muito voltada a venda, mas não pode ser assim.

“É necessário olhar, por exemplo, que é preciso gerir a empresa, cuidar da parte administrativa, fazer um controle financeiro, cuidar da parte documental. Precisa ter um negócio legalizado, emitir notas fiscais de forma correta e cuidar dos aspectos de proteção da marca. Então, quando se olha todo esse trabalho macro, você vê que não é um mercado tão simples quando se trata de gestão, não se resume só a questões relacionadas à venda”

Quando se olha todo esse trabalho macro, você vê que não é um mercado tão simples quando se trata de gestão, não se resume só a questões relacionadas à venda

4. Não precisa de um investimento alto para se tornar um empreendedor

“A realidade é que é um mercado fantástico”, observa Hernandes. Hoje o mercado digital é muito mais seguro por diversos fatores, primeiro porque você consegue escalar o seu negócio, não precisa ter um investimento alto para poder se tornar um empreendedor.

“O mercado está em crescimento com um avanço significativo e vejo que esse crescimento vai perdurar durante muitos anos ainda”.

É um momento interessante para aproveitar essas possibilidades, mas é preciso se preparar. As plataformas estão buscando esse aperfeiçoamento, proporcionando segurança para os afiliados.

Alguns aspectos de parte tributária ainda precisam ser muito aperfeiçoados, ainda existe um grau elevado de ilegalidade dentro do mercado que precisa ser melhorado, o conhecimento dos empreendedores digitais relativo aos aspectos citados também precisa ser melhorado.

“Estamos fazendo o nosso trabalho nesse sentido, o livro ajuda, além das palestras que tenho feito nos eventos, e o próprio evento Afiliados Brasil também auxilia muito nesse sentido”.