Em expansão, o mercado de Afiliados apresenta algumas tendências que você precisa ficar por dentro para se antecipar e preparar as suas estratégias.

O mercado de Afiliados no Brasil está em expansão. Neste artigo vou mostrar pra você quais são os aspectos que podem tornar este promissor segmento ainda mais forte no país. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas quem disse que seria fácil?!

Profissionais que atuam no segmento como o gerente geral de Marketing Online do UOL, Bruno Torres, responsável pela plataforma UOL Afiliados, apontam aspectos que vão impactar positivamente as perspectivas crescimento para quem está investindo:

*O amadurecimento dos Afiliados, Redes, Anunciantes e do próprio consumidor deve alavancar esse mercado nos próximos anos.
*O mercado caminha para a sofisticação, com novos produtos e modelos surgindo a todo momento.
*O consumidor também busca cada vez mais vídeos, reviews e outros conteúdos que auxiliam na tomada de decisão para a aquisição de um determinado produto ou serviço.


“Nosso mercado de afiliação vem crescendo muito nos últimos anos e sofrendo as dores do crescimento”.
Gerente geral de Marketing Online do UOL, Bruno Torres (de laranja) 


Com esta visão, a meta do UOL Afiliados, por exemplo, é o de aumentar a rede de afiliados, trazendo novos produtos com o intuito de oferecer mais alternativas para a geração de receita dos Afiliados.

O que você vai ver neste artigo:

*O amadurecimento do mercado de Afiliados
*Novos produtos e estratégias
*Cada vez mais empresas investindo no segmento de Afiliados
*Empresas do segmento de Afiliados investindo em inovação
*Atenção redobrada para o CPA

O amadurecimento do mercado de Afiliados

Para que o mercado de Afiliados seja mais forte e presente, é fundamental que as ações ocorram em cadeia, com cada agente do processo ciente da sua importância. É todo mundo ajudando todo mundo!

O amadurecimento do mercado de Afiliados envolve, portanto, os seguintes aspectos:

*Reforçar o papel do Afiliado na criação de conteúdo e construção de audiência relevante para conseguir trazer valor para o cliente e realizar a conversão.
*O programa de Afiliados deve estar presente para ajudar o Afiliado a otimizar seus resultados, conceder as informações necessárias sobre o produto, novidades do mercado e, até mesmo, fornecer informações exclusivas.
*Ampliar as oportunidade para o Anunciante atingir seu público em canais que provavelmente não alcançaria com esforços tradicionais de mídia.

Novos produtos e estratégias

O mercado de Afiliados caminha para a sofisticação. As estratégias Mobile, por exemplo, ganham cada dia mais força e é importante que as redes e sites estejam estruturados e adaptados para estes dispositivos e novos hábitos de compra.

Afirma Cristina Machado, country manager Brazil da Clickwise, sobre os planos da empresa:

* Estamos estruturando nossas integrações e desenvolvendo novas ferramentas para mensurar e melhorar o desempenho de campanhas Mobile
* Estamos buscando sempre novos Afiliados e canais para disponibilizar aos anunciantes e e-commercers, aumentando assim o retorno dos clientes que trabalhamos atualmente.
* Estamos apostando no crescimento de campanhas B2B dentro da rede.




Cada vez mais empresas investindo no segmento de Afiliados

O promissor mercado de Afiliados vem atraindo cada vez mais empresas para o segmento. Um exemplo é a King Host.

Com mais de 300 mil sites hospedados, a KingHost também está apostando no mercado afiliação. Recentemente, a empresa reformulou seu programa de Afiliados e passou a oferecer mais essa opção de serviço.

A forma de remuneração ocorre por faixa de produto vendido e conta com painel de acompanhamento das vendas e remunerações, tornando o processo extremamente transparente.

Empresas do segmento de Afiliados investindo em inovação

A inovação é essencial para quem quer ter sucesso no mercado de Afiliados. A C2 CPA Network se consolidou como referência em ofertas de beleza e saúde no modelo CPA, w continua investindo constantemente em inovação.

“Procuramos oferecer sempre as melhores ofertas, com as melhores taxas de conversão, e fornecemos ferramentas ótimas para os Afiliados terem bom retorno em suas ações. Um exemplo e a C2 Adpremium, que é uma Widget de Monetização de sites e blogs, a primeira do Brasil a pagar por performance real, pelas vendas que aquele blog faz, e não paga por cliques ou impressões como é comum”, explica Ramon Vailatti, fundador da empresa.

Atenção redobrada para o CPA

Chamamos novamente a atenção para o CPA! Como já abordamos em outro artigo publicado neste Blog, o modelo CPA é o segmento de afiliação que mais cresce no Brasil. A tendência é de que cresça ainda mais nos próximos anos, aponta Bruno Torres:

“Analisando o mercado mundial, o Brasil detém uma participação bem inferior aos líderes de mercado: Estados Unidos e Inglaterra”. Ou seja, há um campo fértil para que o mercado de Afiliados explore ainda mais o segmento no país.